O natal só no Brasil, tem as suas particularidades de comemoração. Então, imagine como deve ser pelo mundo afora a comemoração do natal. No texto de hoje, resolvemos trazer um pouco de como alguns países do mundo comemoram o Natal. A data é celebrada por mais de 160 países e, com tantas culturas e costumes, é claro que muita coisa é diferente da nossa.
Pensar contextos culturais diferentes do nosso, amplia a nossa abertura de recepção à diversidade. Essa ampliação, perpassa por desde a compreensão de costumes tradicionais, até os mais inusitados. Continue a leitura!
Austrália, tão tropical quanto o Brasil
Na Austrália, assim como no Brasil, a neve sai de cena e entra o clima tropical, com temperaturas acima de 30º C. O dia 24 de Dezembro, para os australianos, é mais um dia normal. Diferente de nós, eles comemoram o Natal somente no dia 25, com almoços. Por outro lado, no Brasil, o dia 24 de Dezembro é um dos dias mais importantes do mês, ficando apenas atrás da virada de ano novo.
Na Austrália, o encontro com familiares e amigos complementa a festa, e a comemoração tende a ocorrer em parques, ao ar livre.
Palmeiras como árvores de natal:
Na Libéria, as palmeiras viram árvores de Natal com sinos decorativos. Legal, né? Uma opção bem alternativa para os pinheiros estadunidenses.
Quando a noite chega, os liberianos realizam um jantar no qual todos se reúnem em círculo, em volta da comida. A festa ainda conta com jogos e fogos de artifícios. Uma comemoração animada e afetiva, guiada pelo afeto alegria.
Comemoração que começa antes do dia 24:
No México, as comemorações se iniciam 8 dias antes da véspera de Natal. Acontece que, por lá, é celebrada a festa tradicional conhecida por Las posadas.
Nesse período prévio à véspera de natal, os mexicanos celebram, com procissões, encenações e muita música, a jornada de José e Maria à manjedoura, lugar onde Cristo nasceu.
Já nos dias 24 e 25, os mexicanos cantam para o menino Jesus e comemoram acendendo foguetes.
Comente aqui, qual é a tradição natalina que você faz todo ano. Vamos adorar saber!
Lembre-se: Diversidade Importa!
Comments