De modo breve etimologia pode ser caracterizado como o estudo das palavras. Mas, se formos aprofundar este campo, descobrimos que área da etimologia estuda a origem das palavras, o seu significado ao longo da história e as aplicações das palavras.
É importante destacar que a Etimologia não é a mesma coisa que o Significado de uma palavra.
Quando falamos de Significado, estamos nos referindo à definição que uma palavra tem. A Etimologia abrange tudo aquilo que aquela palavra já foi, ou seja, as suas variações ao longo do tempo.
Em alguns momentos, é importante olharmos para a construção de variações das palavras, dessa forma, conseguimos compreender a potencialidade que cada palavra constrói signos no mundo.
Você já parou para pensar em qual seria a origem da palavra Diversidade e o que tem por trás da palavra?
A palavra Diversidade origina-se de diversitas. Em sua língua de origem, Diversitas faz alusão a dois significados: pluralidade e confronto. Pluralidade aparece para nos lembrar que não existe uma unidade. Já, o termo confronto aparece para lembrar-nos de que a diversidade é apreciada nas diferenças.
Portanto, a ideia de confronto não faz menção ao combate. Devido ao termo Diversidade compartilhar das mesmas raízes linguísticas da palavra Diverge, ambas são empregadas com o foco de trazer à luz as diferenças.
De maneira geral, diversidade carrega, desde a sua origem, a necessidade de destacar as diferenças de forma positiva e inclusiva. Falamos de “diversidade cultural”, “diversidade linguistas”, “diversidade racial”, “diversidade botânica” e etc, e com isso queremos sempre evidenciar o ponto comum destas categorias: a diferença entre elas e suas conexões.
Portanto, Diversidade jamais fará menção a uma unidade. Quando falamos em unidade, estamos falando de algo unificado por uma característica, ao passo que, Diversidade, faz alusão ao que realmente destaca e destoa.
Na totalidade do mundo, é comum encontrar mais diversidade do que unidades, e porque mesmo assim a questão da diversidade é algo que muitos se recusam aceitar?
Você curtiu este post? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto! Lembrando: Diversidade importa!
Comments