Foto: Reprodução BBC
CulturaFeminismoMovimento NegroPolítica

Erika Hilton, Simone Tebet e Alice Pataxó estão na lista de mulheres mais influentes de 2022 pela BBC

No dia 06 de novembro, a BBC liberou a sua lista anual das 100 mulheres mais influentes de 2022. Na lista deste ano, é possível encontrar mulheres que mudaram e mudam a vida das pessoas nas áreas de: Política e Educação, Cultura e Esporte, Ativismo e Saúde e Ciência.

Na lista de 2022, três brasileiras estão presentes, são elas: Erika Hilton, Alice Pataxó e Simone Tebet. Esta é a décima temporada da lista e, para isso, a BBC aproveita a oportunidade para explorar o progresso que as mulheres fizeram nos últimos dez anos.

A lista também reflete o papel das mulheres no coração do conflito em todo o mundo para 2022 – desde as manifestantes que bravamente exigem mudanças para o Irã, até a face feminina do conflito e resistência para a Ucrânia e a Rússia. 

Vejamos o que a lista informa de cada uma das brasileiras ali prestigiadas.

Foto: Reprodução BBC

Erika Hilton (Deputada do Brasil):

“Nossa luta é para alcançar direitos iguais, salários iguais e acabar com a violência de gênero, sejamos negros, latinos, brancos, pobres, ricos, cis ou transgêneros.”

Ela é a primeira mulher trans negra a ser eleita para uma cadeira no Congresso Nacional do Brasil. Erika Hilton, ativista, faz campanha contra o racismo, LGBTQ+ e os direitos humanos. Com experiência em política estudantil, Hilton se muda para São Paulo e se filia ao partido de esquerda PSOL. Para 2020, ela foi eleita como vereadora e passou a ser autora da lei que criou um fundo municipal contra a fome na maior cidade do Brasil, São Paulo.

Foto: Reprodução BBC

Simone Tebet (Membra do Senado Federal do Brasil):

“Todo mundo supõe saber falar sobre o futuro da mulher, mas o lugar da mulher é onde ela quiser.”

Muitas pessoas a veem como uma figura que vai abalar a polarização política brasileira, a senadora brasileira de centro, Simone Tebet, terminou em terceiro na corrida presidencial deste ano. Ela foi eleita como deputada estadual em 2002 e prefeita de sua cidade natal, Três Lagoas, em 2004 e 2008. Para 2014, ela foi eleita para o Senado com mais de 52% dos votos válidos.

Foto: Reprodução BBC

Alice Pataxó (Ativista indígena):

Ativista pelo clima, jornalista e influenciadora, Alice Pataxó quer aumentar a conscientização sobre como as recentes políticas ambientais e agrícolas do governo brasileiro ameaçam os direitos territoriais indígenas. Além disso, ela quer lançar luz sobre os assassinatos de ativistas ambientais.

Ela é jornalista do Colabora e cria conteúdo para seu canal no YouTube Nuhé, um termo que significa resiliência do povo indígena brasileiro.

Você pode conferir a lista completa, clicando aqui. Nesta lista é possível encontrar outras tantas mulheres que são inspiração ao redor do mundo e lutam, diariamente, ao lado de outras mulheres, para fazer do mundo um lugar mais justo, equitativo e plural.

Você acredita que essas listas de fim de ano são importantes? Elas te inspiram de alguma forma? Conte para nós, aqui nos comentários.

Lembre-se: Diversidade Importa!

Publicado por:

Designer retrata os personagens principais da Família Addams como negros

Previous article

Geração Z: Preocupados com tudo, engajados com nada

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *