Apesar do título, este texto não é crítico. A nossa preocupação central aqui é dar vazão para uma geração que, assim como o mundo, é volátil e efêmero. Em uma pesquisa realizada pela Consumoteca Lab, GERAÇÃO Z PELAS LENTES LATINAS, busca entender o comportamento dessa geração que nasceu entre os anos de 1995 e 2010.
Em um diagnóstico inicial, os Z’s são cheios de contradições. De manhã eles podem postar que estão preocupados com o consumo exacerbado, à noite, eles podem fazer uma compra online em uma rede de fast fashion com a esteira de produção duvidosa.
A ambiguidade deste geração que cresceu com o digital e, portanto, é a primeira geração do era digital, é latente. O ponto realista deste diagnóstico é que existe uma necessidade de entender este perfil inédito de consumidores. Afinal, é para eles que as marcas falarão.
A geração Z é uma geração que cresceu com o 11 de Setembro, experienciou crises econômicas, ambientais, de saúde e, ao mesmo tempo, tem acesso direto às crises experienciadas por outras gerações pela internet. Eles são jovens objetivos e pés no chão, mas, não separam as fronteiras entre o on e off.
Em uma espécie de dilema entre existir e ser, essa geração consiste em autoafirmar-se constantemente, a partir da única possibilidade de personalidade. Entre a crise mundial das diferentes categorias e os memes autodepreciativos, essa geração escolhe os memes e estabelece, a partir deles, o foco central do mundo: si próprio.
Conscientes dos problemas do mundo, por estarem sempre conectados e receber informações a todo instante, essa geração entende os problemas, estabelece a crítica e se preocupam com o mundo. No entanto, isso não significa que essa geração é engajada na causa. Afinal, são tantas informações, que não é possível dar conta de todas. Além disso, essa geração gosta da possiblidade de mudar de opinião.
Existe uma necessidade de autoafirmação que tem como foco o pertencimento em algum grupo. Se a preocupação significa empatia, quando ela é sentida de forma coletiva, ela significa que você tem seus semelhantes por perto. Talvez seja por isso que os algoritmos das redes sociais tendem a aproximar ideias iguais e repelir as contrárias.
Confira o vídeo com resumo da Pesquisa e vamos conversar mais sobre essa geração que ainda é novidade para nós. Deixe o seu comentário.
Lembre-se: Diversidade Importa.
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