Curiosidades

Lula recebe faixa da presidência do povo brasileiro

Na ausência dos perversos, dos maldosos e dos negacionistas, existe a presença dos adoradores da democracia, daqueles que nutrem paixão pelo poder social e dos que não se fecham para a ciência. Lula, em sua posse ocorrida no dia 01 de janeiro de 2023, recebeu a faixa presidencial da república do povo brasileiro.

No dia 01 de janeiro, primeiro dia do ano de 2023, ocorreu a tradicional posse da presidência. Este evento tem como objetivo firmar com assinaturas e discursos, a posse do novo presidente da república do Brasil. O evento iniciou por volta das 13h da tarde e encerrou às 18h, mais ou menos.

Tradicionalmente, o ex-presidente da república é quem deve fazer a ação de passar a faixa ao novo presidente, no entanto, ocorreu uma novidade nesta cerimônia: o Ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, não esteve presente. O que se especulava, virou realidade: Bolsonaro saiu do Brasil e foi para os Estados Unidos, na sexta-feira, dia 30/12.

Essa ausência não foi problema, pelo contrário, pareceu mais como um alívio para grande parcela da população brasileira. Sem Bolsonaro na cerimônia, a transmissão da faixa ficou a cargo de um grupo que representa a diversidade da sociedade brasileira.

O presidente subiu a rampa ladeado de oito representantes, como o cacique kayapó Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro, a catadora Aline Sousa e o menino negro Francisco, de 10 anos.

Os cidadãos que acompanharam o petista passaram a faixa de mão em mão, até que o objeto chegasse à catadora, de 33 anos, que colocou a peça em Lula. Aline Sousa trabalha recolhendo resíduos para reciclagem desde os 14 anos e é da terceira geração de catadores da família.

Ao lado deles, estavam: Ivan Baron, representando pessoas com deficiência, Weslley Rodrigues Rocha, metalúrgico do ABC,  Jucimara Fausto, que é cozinheira, o professor Murilo Jesus e o artesão Flávio Pereira. E a cadela Resistência.

Testemunhar este episódio, é, certamente, uma das coisas mais grandiosas que a democracia pode celebrar. Comente aqui, o que você achou deste episódio. Queremos saber a sua opinião!

Lembre-se, Diversidade Importa!

Publicado por:

“Não existe democracia sem diversidade”, diz Duda Salabert

Previous article

Cidadão de bem? Análise do trágico-cômico termo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *