A Rainha do Pop Confronta o Preconceito de Idade em uma Indústria Dominada por Jovens
Madonna, a icônica cantora pop, agora com 64 anos, não é estranha à polêmica e ao escrutínio público. Com sucessos atemporais como ‘Like a Virgin’ e ‘Live to Tell’, ela transcendeu décadas e ritmos musicais. No entanto, apesar de sua inegável relevância e sucesso, a artista enfrenta crescentes comentários preconceituosos relacionados à sua idade.
O Que é Etarismo?
De acordo com o Relatório Mundial sobre Idadismo da Organização Mundial da Saúde (OMS), etarismo envolve “estereótipos, preconceitos e discriminação baseados na idade de uma pessoa”.
Madonna e o Preconceito de Idade
Na capa da Vogue de 2019, Madonna abriu o jogo sobre como ela se sente punida por envelhecer. “As pessoas sempre tentaram me silenciar… agora é que não sou jovem o suficiente”, declarou.
Durante o The Tonight Show nos EUA, ela também compartilhou os insultos frequentes que ouve, como ser “ridícula” e “não saber envelhecer”. E, recentemente, após uma aparição no Grammy Awards, ela falou abertamente em seu Instagram sobre os comentários negativos que recebeu.
“Mais uma vez, sou pega pelo etarismo e pela misoginia… Um mundo que se recusa a celebrar mulheres com mais de 45 anos”, lamentou a cantora.
A Luta de Madonna Contra o Estigma
Apesar dos desafios, Madonna continua resiliente. “Fui degradada pela mídia desde o início da minha carreira… Nas palavras de Beyoncé: ‘Você não vai quebrar minha alma'”, concluiu.
Madonna é uma pioneira não apenas na música, mas também na luta contra o etarismo e a misoginia, provando que a idade é apenas um número quando se trata de talento e influência.
Madonna Segue Brilhando: Nova Turnê nem Estreou e Já é um Sucesso
Na iminência de embarcar em sua “Celebration Tour”, uma celebração dos seus 40 anos na indústria da música, Madonna retomou os ensaios ontem, 1º de agosto. Originalmente programada para começar mais cedo, a turnê foi adiada para outubro deste ano devido a uma grave infecção que afetou a estrela do pop. E para aqueles que duvidam do poder de atração de Madonna nos palcos, a maioria das datas já estão esgotadas, com shows extras adicionados e igualmente esgotados. Como dizia um produtor nos desfiles da Victoria’s Secret de antigamente: “Go Madonna, go!”
Até a próxima,
Allex M. Baptista
Allex é o fundador da IMMakers 4DS e Ada Influencers. Em suas empresas a importância e necessidade da diversidade são representados em suas próprias equipes compostas por pessoas de todos os gêneros, cleros, orientações etc.
Comments