A Champions Ligay é uma liga amadora de futebol, criada em 2017, nos moldes da britânica GFSN National League, sendo voltada para a comunidade LGBT brasileira. No mês de novembro, a Ligay realizou o torneio Fut7, no qual busca promover a inclusão e igualdade trans.
O mundo do futebol, por ser majoritariamente controlado por homens, pode ser bem hostil para qualquer pessoa que não seja hétero, cisgênero e homem. No futebol, há menos de cem anos, as mulheres eram proibidas de jogarem, por exemplo. Podemos destacar avanços significativos ao longo dos anos para o futebol feminino. No entanto, isso não quer dizer que a modalidade é reconhecida como a modalidade masculina.
Pensando na proposta de inclusão e de criação de um espaço no qual pessoas que “destoam do centro”, possam atuar com aquilo que gostem e se identificam, a Ligay existe e atua para a promoção de um futebol autêntico para essas pessoas.
Para se ter uma noção, o time campeão da Ligay, que reúne equipes de todo o Brasil, classifica-se para a Copa do Mundo de Futebol Gay, evento internacional realizado anualmente em uma cidade-sede.
O presidente da Federação de Soccer Society do Rio Grande do Sul, Vinicius Santos, que foi o árbitro da final da segunda edição, disse que recebeu com surpresa o fato do fair play (as chamadas partidas limpas) predominar no evento, por estar acostumado com a agressividade corriqueira nos torneios profissionais.
Em uma entrevista ao Portal 90min, o diretor financeiro da Ligay destacou uma informação importante acerca do evento:
É importante salientar também que a Ligay não é só o esporte. A Ligay é um projeto social incrível, que promove a inclusão de pessoas LGBTs. E aí eu te digo: são pessoas em situação de vulnerabilidade social, que a gente consegue fazer um resgate e trazer para um caminho bom. O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão, não só para o LGBT, como em toda a sociedade”
Assim como qualquer nova plataforma de promoção do esporte, a Ligay reconhece as dificuldades que pode enfrentar. Essas dificuldades estão atreladas ao fator social e na dificuldade de encontrar investidores. No entanto, essas dificuldades não são empecilhos, elas operam na contramão, como combustível para continuar existindo e fazer do futebol um local de espaço plural.
Você conhecia a Ligay? Deixe o seu comentário e vamos ampliar nossas conversas acerca do futebol e questionar onde estão as pessoas que não se enquadram na normatização social. Liberdade de expressão e de ser é um direito de todes, lembre-se: Diversidade Importa.
Comments