A Portuguesa revelou, na última quarta-feira (14), o terceiro uniforme da temporada em colaboração com a JOMA, e a mensagem por trás é poderosa. Batizada de “RACISMO NÃO”, a camisa busca levantar questões e combater atitudes prejudiciais, que são inaceitáveis em qualquer contexto. O evento de lançamento contou com a presença de três lendas da história rubro-verde: os ex-jogadores Tico, Badeco e Ivair, dando um tom de apoio e significado à iniciativa.
Clique aqui e veja a publicação de lançamento.
Mensagem poderosa em preto e laranja
O novo uniforme adota predominantemente a cor preta, com detalhes em laranja nas mangas, golas e no escudo monocromático em laranja e preto. Nas costas, destaca-se a frase simples, mas impactante: “Racismo não”. E para agregar ainda mais valor simbólico, o cenário escolhido para o ensaio foi o Museu Histórico da Portuguesa.
Na mensagem oficial do lançamento, a Portuguesa reforçou a triste realidade dos episódios de racismo que persistem, não apenas no futebol, mas na sociedade como um todo. Estatísticas recentes demonstram que 80% da população brasileira reconhece a existência do racismo no país, e alarmantes 64% concordam que isso começa na escola.
“Diariamente, atletas e torcedores brasileiros sofrem ataques racistas baseados na cor da pele ou na nacionalidade. É um problema sério, mas muitos têm se levantado contra esses agressores. A Associação Portuguesa de Desportos se coloca na linha de frente dessa luta, ao lado de seus jogadores e torcedores”, ressaltou.
Confira o novo manto da Lusa contra o Racismo:
Resgate histórico: Luta e Diversidade na Portuguesa
Além disso, a Portuguesa fez questão de relembrar a história pioneira do clube, como a chegada de Bugre, o primeiro jogador negro a vestir a camisa rubro-verde, apenas dois anos após a fundação do clube. E também homenageou ídolos marcantes que deixaram sua marca, dentro e fora do campo, como Caxambu, Ceci, Djalma Santos e tantos outros, incluindo figuras lendárias como Mário Américo, João Avelino e Wilson Francisco Alves. Essas figuras representam a diversidade e a luta contra o racismo que a Portuguesa orgulhosamente abraça.
Um passo contra o Racismo
Parabéns à Portuguesa por sua corajosa iniciativa de lançar um uniforme com uma mensagem tão poderosa. Essa atitude não apenas ressalta a determinação do clube em combater o racismo no futebol, mas também destaca a importância de se envolver ativamente na luta contra o preconceito em todas as esferas da vida. Ao conscientizar as pessoas através do esporte, a Portuguesa não só faz história, mas também inspira mudanças significativas em nossa sociedade. Que essa camisa “RACISMO NÃO” seja um lembrete constante de que todos nós podemos e devemos nos unir na construção de um mundo mais justo e igualitário.
Acompanhe o Portal Diversidade Importa:
Confira mais artigos em nosso blog
#RacismoNão #FutebolContraRacismo #Lusa #ConscientizaçãoSocial #RespeitoNoEsporte
Douglas Bessa
Assistente de Mídias Socias da The Sauce
douglas@thesauce.com.br
“Make how you make”
Comments